Redes sociais e a exposição excessiva

Hoje em dia com tantas redes sociais e tanta ostentação é super normal que a vida de qualquer pessoa esteja inteirinha em seu facebook, twitter, instagram, tumblr, foursquare, blog e tantas outras que eu nem sei. Até que ponto isso é bom? Manter no seu perfil fotos daquele passeio incrível, citações legais de algum escritor que você provavelmente nunca leu nem um livro sequer, confirmar presença em eventos avisando indiretamente para alguém que você vai ou fazer reclamações sobre política é aceitável. Faz parte da sua vida e em partes, as redes são para os seus amigos interagirem com você. Claro, hoje o mundo é das indiretas. Mas não é só esse o assunto. O problema de hoje em dia é que a exposição excessiva está fazendo de pessoas normais, celebridades da internet. Qual é o mérito disso? Nenhum. A opção seguir no facebook foi feita para pessoas normais acompanharem o trabalho/arte/vida de pessoas famosas. Mas e aí? O que faz uma pessoa merecer fama? Suas atitudes. Hoje basta uma menina com o cabelo escorrido, piercing no nariz, uma blusa que mostre metade dos seus seios e ela terá no mínimo 1.000 seguidores. Talvez porque o padrão seja esse e nós morremos de medo de ir contra isso.

É normal até. Deplorável, claro. Sei (e sigo) pessoas simples, normais, mas com opiniões maravilhosas e pontos de vista extraordinários. E é ai que entra o mérito, as idéias daquela pessoa me fizeram pensar, refletir a respeito do que tenho feito da minha vida. As pessoas que divulgam idéias, que questionam, que lutam (por si e pelos outros) são as que merecem toda essa idolatria. E isso serve para homem e para mulher. As redes sociais foram feitas cada qual para um contato diferente, mas nós que somos egoístas, arranjamos um jeito de tirar proveito unicamente para nós. Eu acho o máximo quando alguém se expõe com toda a transparência que puder, até porque, não é nenhum pouco fácil se assumir com defeitos e erros e quem o faz, acaba ganhando merecimento (vivemos em um mundo de máscaras, você sabe). O que eu não entendo é por que nossas mentes que diga-se de passagem, são muito evoluídas (apesar de que eu acredite em teorias retrógradas) vivemos em função dos outros? A sociedade é que impõe? Indiretamente sim. Mas que fique claro, somos influenciados, não obrigados.

É como se dissessem: ”Use essa roupa, ela te torna igual aos outros e então você se encaixará”. Mas que droga! Se encaixar  no que? Em uma sociedade profundamente corrompida e doente? Desculpa aí, mas eu tô fora.

O lugar influencia também, por exemplo, eu moro em Imbituba-SC, cidade praiana e pouco desenvolvida. Sinto falta de inúmeros recursos, mas agradeço pela qualidade de vida. Temos a praia rondando toda a cidade, ar puro, nadinha de nada de trânsito, sabe, tranquilidade para viver. A pressa sem motivo das grandes metrópoles é incompreensível. Caso queira ser psicólogo, só escolha o lugar e tente salvar essas mentes nervosas. Por mim e por todos. Eu queria poder ajudar todo mundo, mas ouvir ladainha alheia não é meu forte. Só faço por amor.

Já me perdi do assunto do texto, voltando. As pessoas se expõe muito e a todo minuto. Necessidade de atenção, de elogio, de carinho de pessoas que só conhecem o que você posta. Fim. Isso é falta de amor (para não ser grosseira).  Tudo que é bonitinho vira moda, tudo que vira moda, vira lixo. É tão simples. Para que abrir a sua vida assim? Ser uma pessoa pública quando você quer ser uma pessoa pública, é ótimo. Agora, por exemplo, brigou com o namorado e já posta centenas de frases descornadas só para ele ver e te ligar e fazer as pazes, não porque ele realmente quer fazer as pazes e sim porque não quer passar vergonha. Ou seja, além de se expor, expõe os envolvidos na sua vida. Já parou para pensar que existem pessoas discretas e que vivem para a o real?

Bom, eu acredito que nós temos salvação. No dia em que aprendermos que independente da religião, a lei é amor, independente da opção sexual, a lei é a mesma. O dia em que o ser humano aprender a respeitar sem idolatrar, a discordar sem diminuir, tudo estará resolvido.

Faça um comentário.

